sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Meu Processo Seletivo

Share it Please
47 pessoas participaram do Processo Seletivo no meu distrito. 
(2013) As inscrições para o Intercâmbio aqui no meu distrito iniciaram-se em Março se não me engano, e encerraram-se no início de Maio. Para a inscrição, tivemos que preencher um “Preliminary Application” com informações básicas como nome dos pais, endereço etc. Junto com a entrega da folha, foi cobrado um valor de 200 dólares. 
Dia 13 de Maio recebi um email do Rotary. "Os critérios para o Processo Seletivo ao IIJ do Distrito 4480 estão em anexo. Dia 09 de junho de 2013 será a prova escrita e a entrevista com a banca. No anexo dizia que faríamos uma redação, uma prova de 10 questões de inglês e 10 questões de conhecimentos gerais e passaríamos por uma entrevista com uma banca. A presença dos nossos pais e oficiais de intercâmbio do nosso Rotary Club também rendia pontos. 
No geral, as provas não estavam impossíveis, talvez por serem de múltipla escolha. As questões eram todas de vestibulares passados da Universidade Federal de Uberlândia. Em Inglês não tive grandes dificuldades. Quando realizei a prova eu estava no 4º mês do primeiro colegial, então encontrei algumas dificuldades na prova de conhecimentos gerais, por ter algumas questões de física e química (mas coisas básicas). O tema da redação foi algo sobre o Rotary, não me lembro exatamente o que, mas foi tranquila também. 
A medida que acabávamos a prova, éramos dirigidos à entrevista com a banca. Eram mais de uma banca, cada uma constituída por um Rotex (um intercambista que já voltou), e mais duas pessoas do Rotary. Minha banca foi uma Rotex, uma senhora do Rotary e o GOVERNADOR DO DISTRITO. Para mim foi a parte mais difícil, porque eu estava muito nervosa. Eles faziam perguntas do tipo “Que problemas você observa no mundo hoje?” “Se tivesse apenas uma vaga para o Equador, você iria?” “Você se considera uma pessoa tímida?” “Cite 3 qualidades e 3 defeitos seus”. Parece fácil, mas eles me pressionaram DEMAIS. A senhora era super brava e grossa, e a Rotex percebia minha cara de desespero e me ajudava às vezes, me explicando melhor as perguntas e tal. Sinceramente não me senti tão livre assim para responder as perguntas, eles meio que direcionavam minha resposta. Enfim, consegui agir naturalmente e calmamente durante a entrevista, mas ao sair, descer as escadas e encontrar meus pais, desabei! Comecei a chorar abraçada com minha mãe hahaha. 
Dia 26 de Junho mandaram um email com os pontos adquiridos nas provas e na entrevista. Lembro de ter pulado com minha mãe em cima da cama de tanta felicidade! 4º LUGAR! 
Realmente me surpreendi. Sou uma pessoa azarada: no dia 8/06 (dia anterior à prova) foi o casamento da minha prima! Cheguei em casa 5h da manhã, e 8h eu teria que estar lá no local para realizar a prova! Acordei parecendo uma zumbi, morta de sono e com o estômago ruim. O nervosismo também atrapalha né, pois eu estava concorrendo com pessoas que já estavam no 2º colegial e até no 3º. Não esperava um resultado tão bom! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário